Trump e a saída dos Estados Unidos do Acordo Climático de Paris

Dia Mundial do Meio Ambiente

Olá, pessoas! Hoje, dia 5 de junho, é o dia Mundial do Meio Ambiente, e nós não poderíamos deixar essa data passar em branco sem abordar a situação polêmica ocasionada pela decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo Climático de Paris. Por esse motivo, o post de hoje tem o objetivo de retirar algumas dúvidas frequentes de várias pessoas que gostariam de entender melhor sobre o assunto. Sem mais delongas, vamos às perguntas:

Bom, mas o que é o Acordo de Paris?

Criado em 2015, durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), o Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática. O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. 

Por que é tão importante que os Estados Unidos participe desse acordo?

Como segundo maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, os Estados Unidos havia se comprometido a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 26-28% até 2025. Além disso, pesam questões econômicas e políticas, visto que os Estados Unidos possuem um peso enorme nas negociações internacionais e essa saída pode ser mal interpretada pelos outros países e até mesmo influenciá-los a deixar o acordo também.

Por que Trump tomou essa decisão?

Foi uma decisão necessária, segundo ele, para favorecer as empresas petrolíferas e produtores de carvão dos Estados Unidos, e dessa forma garantir mais crescimento econômico e a criação de novos empregos. Depois de tomar posse, Trump anunciou que teria estudado o acordo antes de tomar uma decisão sobre o assunto.

Por fim, a ruptura é decisiva, mas não é uma surpresa. Trump sempre mostrou resistência em relação ao Acordo de Paris. Em diversas ocasiões negou que o aumento das temperaturas estava relacionado à interferência humana. Chegou mesmo a zombar disso. “Admito que a mudança climática esteja causando alguns problemas: ela nos faz gastar bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias que não precisamos”, escreveu em América Debilitada, seu livro programático.

Mas então, agora que os Estados Unidos integram, ao lado da Síria e da Nicarágua, o grupo de países que não aderem ao Acordo. Qual será o possível impacto?

Em termo de emissões, a Síria e Nicarágua não têm muita importância, visto que, em relação aos índices de emissão de gases do efeito estufa, são considerados países pequenos. Já os Estados Unidos, segundo maior emisssor mundial de gases do efeito estufa, perdendo apenas para a China,  estava à frente do processo de regulamentação do acordo e agora está como o último da fila, entre o grupo dos que negam uma pauta considerada por quase todos os líderes do planeta.

Por fim, eu espero que esse post tenha ajudado vocês a entenderem um pouco melhor sobre essa situação que, na minha opinião pessoal, representa um retrocesso gigantesco em relação à preservação do meio ambiente e à proteção dos nossos recursos naturais. O queridíssimo Trump já mencionou várias vezes que não acredita que as mudanças climáticas sejam provocadas pelo homem e inclusive está cortando a verba de várias pesquisas relacionadas ao assunto. Eu geralmente procuro não expressar tanto a minha opinião pessoal nos textos, de modo que eles consigam manifestas ambos os lados, porém essa notícia realmente me entristeceu e eu não pude deixar de fazer um comentário sobre esse assunto.

Bom, eu também gostaria de pedir desculpas sobre o meu sumiço e, por favor, não desistam de mim! Já já eu voltarei com algumas novidades bem interessantes hahaha, beijos e até o próximo post! ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s