Dicas · Viagem

7 Dicas para quem pensa em viajar para o exterior

Viajar para outro país pode ser uma das maiores experiências na vida de uma pessoa, conhecer novos lugares, novas culturas e fazer amizades com pessoas de diferentes partes do mundo é um sonho bem comum entre jovens e adultos. Mas o que se deve fazer para aproveitar esse momento ao máximo? Eis aqui uma lista contendo 7 dicas para quem quer viajar para o exterior, seja para fazer intercâmbio, uma pequena visita ou morar no país!

1- Pesquise (e muito!) sobre os lugares que você deseja visitar

image

Essa dica é fundamental em qualquer ocasião, se você for viajar apenas como turista, procure sobre os lugares mais interessantes (e com o melhor custo/benefício) na internet, além de pesquisar um pouco sobre os costumes locais, possíveis restaurantes, lojas que seriam interessantes de conhecer, etc… Lembre-se que, no começo, é comum ficar com um sentimento estranho por estar em um lugar completamente diferente do que você está habituado, mas em pouco tempo as coisas voltam ao normal e você não sente mais aquela diferença enorme de quando chegou.

2- Entenda, pelo menos um pouco, sobre a língua falada no local

image

  Essa dica pode até não parecer muito útil, mas viajar para um país com um idioma completamente diferente sem ter ninguém para ajudar é uma situação bem arriscada.”Mas todos mundo fala inglês hoje em dia” Errado, a língua mais falada no mundo é o mandarim, enquanto que o idioma falado em mais países é o espanhol. O inglês pode ser uma das línguas mais influentes, porém seria melhor entender algumas palavras básicas para não correr nenhum risco desnecessário.

Para estudantes que vão viajar com o propósito de aprender ou aprimorar o inglês, lembrem-se de que o nível ensinado nas escolas ou até nos cursinhos pode não ser muito parecido com a realidade, então no início a comunicação pode ser um pouco difícil, mas nada que um pouco de estudo e prática não resolvam!

3- Respeite a cultura da região

image

Independentemente de onde você estiver, respeitar a cultura local é imprescindível. Esteja sempre aberto para novas interpretações e perspectivas diferenciadas, essa é uma das maiores virtudes que uma pessoa pode ter!

4- Defina o programa de intercâmbio com antecedência

high-school-5.jpg

Intercâmbio de 6 meses, high school, mochilão, estudo/trabalho, preparatório para exames, intercâmbio de férias… As opções são diversas, e cabe a você descobrir qual é o melhor tipo de intercâmbio de acordo com o que você deseja aprender na viagem.
Se estiver interessado em fazer um intercâmbio, mas não possui dinheiro suficiente, a opção trabalho/estudo pode ser a solução! Por meio dela, é possível viajar para outro país, aprender/praticar a língua local e ainda ganhar experiência no campo de trabalho, o que pode fazer uma grande diferença no seu currículo!

5- Esteja atento aos documentos

image

Esteja atento aos documentos necessários e certifique-se de providenciar tudo com alguns meses de antecedência, pois nunca se sabe quando a entrega dos passaportes/ documentos similares pode atrasar e assim você evita imprevistos e de quebra ainda fica com mais tempo pra arrumar as coisas com calma. Lembre-se também de verificar se a sua bagagem atende aos critérios exigidos e não se esqueça de levar os documentos necessários em mãos na hora do voo!

6- Explore sempre diversas opções de acomodação

14586d_552788ea4e944f1597886c6905af4afc.jpg
Hospedar-se em uma casa de família pode ser uma excelente opção para quem planeja conhecer mais sobre a cultura local e principalmente praticar melhor o idioma, mas dependendo do pacote o preço pode ficar mais caro. Já a residência estudantil, por exemplo, é uma possibilidade barata em que você pode conhecer pessoas dos mais variados países (dependendo do seu programa de intercâmbio) e ainda por cima entender melhor sobre a cultura de cada um deles, além de fazer amizades inesquecíveis. Uma outra opção econômica para quem pretende viajar sem gastar muito são os chamados Hostels ou Albergues, que são um meio de hospedagem alternativo com preços mais acessíveis do que os hotéis e que possuem como principal objetivo oferecer um intercâmbio cultural entre pessoas do mundo inteiro. Avaliar opções que ficam mais próximas de pontos de ônibus ou de estações de metrô também são ótimas estratégias para não ficar precisando de carona ou similares para transitar pela cidade. Essa comodidade ajuda a economizar tempo e muitas vezes até dinheiro.

7- Fique atento ao clima e às roupas usadas no local

 

nevasca-nos-eua.jpg
Foto: Estados Unidos

Finalmente, não se esqueça de pesquisar sobre o clima do lugar que você irá visitar. Por exemplo, muitas pessoas que viajam pela primeira vez para os Estados Unidos no inverno e resolvem comprar as roupas por aqui mesmo acabam se arrependendo amargamente. Isso se deve ao fato de as roupas de frio no Brasil serem diferentes das roupas de frio dos Estados Unidos, umas vez que as temperaturas mínimas dos países são completamente diferentes uma da outra. Uma dica, caso você vá viajar para um lugar frio, é comprar um casaco impermeável aqui no Brasil (pode ser daqueles grossos ou então fininhos mesmo, os preços variam bastante mas o importante é que seja impermeável para proteger da neve e da chuva). Com esse casaco, você já está 50% protegido, mas lembre-se de utilizar as chamadas “Segunda Pele” e de colocar alguma blusa quentinha por cima também, caso o casaco impermeável seja muito fino ou as temperaturas estejam muito baixas. Uma outra dica útil é utilizar uma blusa de algodão por baixo da Segunda Pele, pois assim o seu suor (existem algumas blusas de Segunda Pele de maior qualidade que são propícias para dispersar o suor, mas caso você não tenha a opção de comprar uma dessas ou então transpire bastante, essa dica pode ser bem útil) fica retido na blusa e não passa para a Segunda Pele, já que geralmente ela é muito cara e as pessoas levam só uma ou duas para a viagem.

 

Imagens retiradas da internet

3 comentários em “7 Dicas para quem pensa em viajar para o exterior

Deixe um comentário