Conheça 7 sites em que é possível aprender QUALQUER coisa!

estudar-inglc3aas-no-computador

Olá, pessoas! Hoje eu vim falar de um assunto que acredito ser meu favorito: Educação. Com o avanço da tecnologia, é inegável o fato de a educação ter se tornado um pouco mais acessível, e, mesmo ainda tendo muito a melhorar, o desenvolvimento de plataformas digitais com o único objetivo de promover o aprendizado online está se tornando cada vez mais comum, o que significa um avanço enorme para a nossa sociedade, não é mesmo? Bom, chega de enrolação, eu realmente espero que esse post consiga ajudar alguém que gostaria de aprender sobre um assunto mas não pode pagar ou então não consegue achar aulas presenciais na região onde mora. A maioria das plataformas oferece certificado de conclusão para cursos pagos, mas todas oferecem diversos cursos gratuitos e em algumas você pode acessar todo o conteúdo da plataforma gratuitamente. Vamos ao que interessa:

Udemy

A Udemy (que também possui um aplicativo) é uma plataforma que oferece cursos sobre qualquer assunto desde o ensino médio até conhecimentos mais específicos como linguagem de programação, gastronomia, produtividade, desenvolvimento, fotografia, marketing, idiomas, música etc.. O que eu achei mais interessante é que a plataforma te indica perfeitamente os cursos recomendados de acordo com as suas escolhas anteriores. A udemy oferece certificado após a conclusão dos cursos e o melhor é que não possui nenhum prazo, ou seja, é perfeitamente cabível começar um curso em novembro e terminar quando quiser, além de poder consultar o curso em qualquer momento que precisar (acesso vitalício). Os cursos também possuem uma plataforma onde é possível fazer perguntas e até mesmo perguntar aos criadores do curso, o que pode ser um diferencial na aprendizagem. Observação: A Udemy oferece muitos cursos gratuitos, porém só os cursos pagos possuem certificado de conclusão. Além disso, a plataforma possui cursos em vários idiomas (incluindo o português, obviamente).

Coursera

O Coursera é uma das mais importantes plataformas de cursos online gratuitos do mundo. Foi criado pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania e tem como objetivo, além de apenas oferecer as aulas, acompanhar de perto a evolução desse tipo de educação: os MOOCs – Massive Open Online Courses (cursos on-line gratuitos e massivos, em livre tradução). fonte: FundaçãoLemman

O coursera é imprescindível para quem busca maiores conhecimentos, pois a plataforma te coloca em contato com os cursos das maiores universidades do mundo e também possui material em português, então a desculpa de não conseguir dominar o inglês certamente não cola aqui. Observação: o coursera também possui um aplicativo.

edX

edX é uma empresa sem fins lucrativos, fundada através de uma parceria entre a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que oferece aprendizado projetado especificamente para o estudo interativo com certificado via web. Vale a pena conferir a plataforma e ver se algum dos cursos seria interessante para os seus objetivos, não é mesmo? Observação: a edX também possui aplicativo.

Um aspecto interessante da plataforma é que caso você não queira pagar o curso com certificado, ainda assim é possível participar do curso como ouvinte, ou seja, você tem acesso ao conteúdo completo do curso sem pagar nada!

Veduca

Veduca Edtech, ou simplesmente Veduca, é uma plataforma de e-learning. Todo o conteúdo, baseado em videoaulas, é aberto e gratuito. Conta com mais de 500 mil usuários e 5.700 aulas em mais de 20 instituições de ensino, como Harvard, Stanford, Yale, MIT,Berkeley, ONUDI, BM&FBOVESPA, USP, Unicamp, Unesp e UnB.Lançou os MBAs em Engenharia e Inovação e Gestão da Sustentabilidade, e MOOCs com certificação.

O Veduca criou também o conceito “programa de certificação”, um pacote pago de benefícios e serviços educacionais para auxiliar os estudantes a obterem um certificado. No caso dos programas de MBA disponíveis no site, o certificado é válido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) brasileiro. 

Assim como todas as plataformas mencionadas anteriormente, a plataforma também possui um aplicativo disponível. Não importa sua área de estudo, você certamente irá achar alguma aula que te interesse ou algum professor que te inspire!

Udacity

Udacity é uma organização educacional com fins lucrativos fundada por Sebastian Thrun, David Stavens, e Mike Sokolsky. Nasceu de um experimento da Universidade de Stanford, em que Sebastian Thrun e Peter Norvig ofereceram o curso on-line de “Introdução à Inteligência Artificial” para qualquer pessoa, gratuitamente. Mais de 160 mil alunos em mais de 190 países realizaram a inscrição.

Classificada como uma MOOC , o objetivo da Udacity é tornar a educação acessível para todos. Todas as classes estão disponíveis gratuitamente na Web e alguns também oferecem créditos universitários por uma taxa com baixo valor, quando se leva em consideração cursos lecionados de maneira tradicional.Segundo a missão da organização, “o ensino superior é um direito humano básico, e nós procuramos capacitar nossos alunos para avançar sua educação e carreiras.”

Ensino Médio

Desconversa

É o blog do descomplica (uma plataforma de aprendizado paga no qual são oferecidas diversas aulas e materiais para alunos que queiram passar no ENEM ou no vestibular), mas que oferece diversos conteúdos gratuitos como mapas mentais, exercícios, resumos e explicações de conteúdos do ensino médio.

Khan academy

Preciso falar alguma coisa sobre esse site? Apesar de não oferecer apenas conteúdo do ensino médio, o objetivo principal da plataforma é centrada na educação de jovens, oferecendo vídeo-aulas completamente gratuitas nas áreas de matemática, medicina e saúde, economia e finanças, física, química, biologia, ciência da computação, etc. Vale ressaltar que a qualidade das aulas é assustadora, os professores sã excelentes e o aprendizado se torna extremamente eficaz.

Bônus: Só exercícios

Esse vai ser um dos únicos sites que não vale muito a pena se for utilizada a versão gratuita, mas a versão paga oferece exercícios de diversos vestibulares com rankings de desempenhos, assuntos mais errados, simulados, listas de exercícios, etc. Além disso, a plataforma também recomenda vídeo-aulas sobre os temas que o aluno deseja aprender.

Gostou de alguma plataforma? Não perca tempo e pesquise já o curso de seu interesse! E não se esqueça, qualquer dúvida eu estou à disposição 🙂 Espero vocês no próximo post ❤

Fontes adicionais: Wikipédia

Imagens retiradas da internet

Anúncios

2 comentários sobre “Conheça 7 sites em que é possível aprender QUALQUER coisa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s