Até quando?

padroes_beleza

A nossa sociedade é tão diversa, com tantos valores e qualidades diferentes, que padronizar só um tipo de beleza torna-se inalcançável para quase toda a população. Mas o que a indústria de beleza procura é justamente isso: padrões incalcançáveis. Por quê? Ora, como eles conseguiriam influenciar diariamente milhões de pessoas a encararem procedimentos estéticos perigosos, dietas miraculosas e anos de rejeição em frente ao espelho se elas já estivessem de acordo com o padrão estabelecido?
Se todos os indivíduos estivessem satisfeitos com o seu próprio corpo, se todos conseguissem aceitar suas pequenas imperfeições e viver com elas, qual seria o objetivo de usar maquiagem? O que essas pessoas teriam para esconder da sociedade que seria tão vergonhoso? Pois veja bem, as espinhas e rugas só são cobertas com maquiagem porque quem as possui tem vergonha de mostrar ao mundo, não é mesmo?  E as estrias e celulites seriam combatidas somente com exercícios regulares e uma dieta balanceada ao invés de procedimentos estéticos muitas vezes dolorosos e caros.

As indústrias de beleza querem diminuir sua autoestima para conseguir te influenciar a comprar coisas que na realidade seriam consideradas fúteis em outras condições. Por exemplo, qual seria o ponto de comprar pílulas para emagrecer e passar dias sem se alimentar adequadamente se o padrão da sociedade não fosse o de indivíduos magros e de barriga chapada?

O que eu estou tentando dizer é que você não deveria se importar com isso, sabe? Cada pessoa tem um tipo de beleza própria e com certeza você não vai agradar todo mundo, porque cada um possui um ideal de beleza dentro de si e isso não deveria te deixar chateadx, principalmente porque o que você deve destacar mais é a sua beleza interior e não a sua aparência física, pois esses aspectos podem mudar com o tempo mas o seu caráter é algo que dura para sempre.

Espero que a mensagem tenha sido passada de modo relativamente claro, mas eu estou tão cansada de ver pessoas com quem eu me importo se machucando por causa desse padrão de beleza tão idiota que eu simplesmente escrevi o que me veio na cabeça, então, por favor, caso você seja uma dessas pessoas que se encontra chateada com o que vê no espelho, simplesmente pense sobre o assunto, você não deveria ser obrigadx a seguir um padrão praticamente inalcançável, você é livre para ser quem você é, se expresse através da sua aparência, mostre o seu interior, seja livre para vestir o que quiser, comer do que quiser (em proporções saudáveis, claro), fazer o que te faz bem.

E se as pessoas ao seu redor estiverem se incomodando com a sua liberdade de expressão, eu acho que é hora de reavaliar se elas realmente te fazem bem, não fique perto de pessoas tóxicas, ok? Faça o que você realmente ama, não se importe com padrões fúteis, porque no final o que realmente conta são os momentos na vida que você nunca esqueceu, aqueles abraços apertados, os sorrisos, as piadas (muitas vezes sem graça), os passeios, as conversas no meio da noite, as risadas inacabáveis, os momentos de aperto e tudo o mais que você guardou e vai guardar pra sempre como lembrança.

Por fim, seja feliz, não se deixe abater por padrões inalcançáveis e tente todos os dias restaurar a sua própria beleza, o seu jeito de ser. Eu estava com isso entalado na minha garganta e agora estou muito feliz por ter conseguido colocar pra fora, vejo vocês muito em breve e realmente espero que esse post ajude alguém, beijos e até a próxima semana ❤

 

 

5 comentários sobre “Até quando?

Deixe um comentário

