Estado Islâmico

image

Hoje vamos falar sobre um assunto cada vez mais atual, O Estado Islâmico, o que é? Como surgiu? Como funciona? Por que eles atacaram Paris? São algumas perguntas que eu espero que possam ser respondidas, qualquer dúvida ou opinião, coloque nos comentários que eu vou responder.
Mas o que é o Estado Islâmico? É um grupo terrorista radical sunita (um dos ramos do islamismo) criado a partir da iraquiana Al-Qaeda, a conhecida rede responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Como ele surgiu? O Estado Islâmico se originou em meio a práticas terroristas da rede Al-Qaeda, mas desenvolveu seu próprio modo de agir. Entre as diferenças que causaram a separação dos dois grupos estão a apropriação de territórios e a formação de um califado, que significa sucessão em árabe, como um novo sistema de governo. ( califa é literalmente o sucessor do profeta como chefe da nação e líder da ‘umma’, comunidade de muçulmanos, e tem o poder de aplicar a lei islâmica (sharia) na terra do Islã.)
O que acontece dentro do Califado? Dentro do califado, as regras de vida são rígidas e baseadas na sharia – lei islâmica. Outra inovação em relação à Al-Qaeda é o pagamento para os combatentes. Segundo uma reportagem da revista “The Economist”, cada guerrilheiro que luta em nome do grupo recebe um salário de US$ 400 mensais, valor bem superior ao que grupos jihadistas iraquianos ou que o Exército sírio paga a seus combatentes. Além de uma contribuição mensal, os militantes recebem dinheiro ao se casar, para ajudá-los a começar uma família.
Eles usam as Redes Sociais? Sim, o uso da ferramentas de mídia ocidentais – como a divulgação de vídeos em canais do YouTube e Twitter – é uma das apropriações do EI. As gravações são feitas com equipamento profissional e mudam de acordo com o público-alvo. Vídeos de decapitações de ocidentais  mostram os reféns com roupas laranjas (que lembram os detentos da prisão americana de Guantánamo) e face serena.
Quais são as relações com a Al-Qaeda? Desde que cortaram relações, o EI e a Al-Qaeda viraram rivais. Na Síria, eles competem por militantes e disputam poder. A Al-Qaeda foca seu discurso no ataque aos americanos e a potências ocidentais – que consideram responsáveis pelo caos no Oriente Médio.
E o atentado em Paris? O Estado Islâmico realmente foi Culpado? Por que eles fariam isso? Bom, o Estado Islâmico assumiu a autoria dos atentados. Em nota, o grupo jihadista diz que a França é “a capital da abominação e da perversão” e que “o país e todos aqueles que seguem seu caminho devem saber que permanecem o principal alvo dos terroristas”. O comunicado afirma que a localização dos ataques foi cuidadosamente estudada. O grupo jihadista ainda afirma que os atentados são retaliações motivadas pela participação do país europeu na coalizão contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Um militante ligado aos terroristas publicou em sua conta no Tiwtter, que a França “não viverá em paz até que os bombardeios continuem”. “Vocês terão medo até de ir ao mercado”, disse.

Bom, então é isso, eu espero que vocês tenham respondido todas as suas dúvidas, mas não se esqueça de que eu não tirei isso da minha cabeça, esse é um assunto extremamente sério, eu tive que pesquisar em vários sites para trazer um conteúdo mais explicadinho, quem quiser pesquisar mais fundo, os sites jornalísticos são a melhor escolha, mas cuidado para não cair em informação falsa.
      Até o próximo post ! ❤

Anúncios

2 comentários sobre “Estado Islâmico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s