Conheça 7 oportunidades de Intercâmbio gratuito no Exterior

tumblr_lq1ii4dfkh1qdoa2ro1_5001

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vim mostrar algumas oportunidades imperdíveis para quem pensa em fazer intercâmbio no exterior mas não consegue bancar todos os gastos com passagens, roupas, comidas, alojamentos etc… Vamos começar:

Jovens Embaixadores

O programa Jovens Embaixadores  é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades. Para participar é necessário:

  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem);
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública;
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral;
  • Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

AFS

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio.

Perfil do Bolsista: jovens que exercitam a cidadania e buscam gerar mudança no mundo.

Compromisso do bolsista: Promover o destino ao retornar ao Brasil, promover o Brasil no país de destino e enviar 1 vídeo durante a experiência, se envolver nas atividades do comitê a partir da seleção e engajar-se como voluntário ao retornar.

Requisitos:

• Estar cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio em 2016;

• Ter entre 15 e 17 anos em fevereiro de 2017;

• Ser aluno de escolar pública ou ser bolsista em escolar particular;

• Ter médias acima de 8 no boletim;

• Não ter reprovação no histórico escolar;

• Renda familiar bruta de até R$5000 (holerite e imposto de renda dos responsáveis);

• Demonstrar interesse em viver uma experiência intercultural;

• Residir em um Estado onde o AFS atua: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Internationale Journalisten-Programme (IJP)

Desde 1997, Internationale Journalisten-Programme (IJP) organiza um programa de intercâmbio para que jornalistas latino-americanos possam ter uma experiência de trabalho na Alemanha, e profissionais alemães na América Latina. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro.

O programa é dirigido a jornalistas formados, que tenham entre 25 e 35 anos e conhecimentos da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês pode compensar a falta desse requisito). Os selecionados deverão possuir vínculo com um veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou internet).

Governo do México oferece bolsa para artistas

O Governo do México está com inscrições abertas para o seu programa de Bolsas para Criação Artística. Os benefícios são para artistas com experiência comprovada na área (que pode ser vídeo, animação, cinema, artes plásticas…) em que desejem realizar um projeto no México, sob orientação ou supervisão de um artista local. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro.

A bolsa inclui transporte de ida e volta para a cidade no México onde o projeto será realizado, um auxílio mensal no valor de 10 mil pesos (aproximadamente 630 dólares americanos) e seguro-saúde. As atividades devem ser iniciadas em novembro de 2016.

Fórmula Santander

O programa Fórmula Santander vai dar 100 bolsas de estudos para mobilidade internacional. Podem participar do Programa Fórmula Santander estudantes de graduação e de pós-graduação de 52 universidades brasileiras conveniadas. Os vencedores receberão uma bolsa equivalente a 5 mil euros, para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação e poderão escolher entre as mais de 800 instituições conveniadas em na menos que 21 países. Ou seja, dá pra ir para Europa, América Latina, América do Norte, Ásia, Oriente Médio ou África com o benefício.

Para participar do Fórmula Santander, confira se sua universidade está na lista das contempladas (a lista está no fim do post), depois preencha o formulário eletrônico e entregue os documentos necessários para formalizar sua inscrição na sua universidade, no local indicado no Edital.  O período de inscrição vai de 20 de maio a 20 de setembro às 23h59. No formulário, é necessário indicar para qual país e universidade você gostaria de ir. Entre as opções de destino estão os concorridos Reino Unido, Estados Unidos, Portugal e Espanha  além de destinos como Alemanha, França, Bélgica, Polônia, México, Argentina, Porto Rico, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, China, Argentina, Rússia, Emirados Árabes, Gana, Catar e Singapura. Ou seja, é bolsa para tudo que é canto do mundo. A lista de universidades que podem receber os alunos em cada país está disponível no regulamento do programa.

Universidade de Berlim

A Universidade de Berlim oferece bolsas para estudantes de toda a América Latina para cursos de inverno na cidade. Interessados em participar da bolsa Ernst-Reuter-Gesellschaft pode se inscrever a partir de agosto na sua instituição no Brasil. As aulas são na Freie Universität Berlim, uma das mais prestigiadas universidades do país. A oportunidade vai selecionar 22 estudantes e dar bolsa para que eles façam um curso de sua escolha. As aulas iniciam em janeiro e os cursos são oferecidos em alemão, inglês ou espanhol.

A oferta para este semestre inclui:

– Cursos de alemão (diversos níveis),

– ¨Estudos europeus¨ (em inglês),

– ¨Direito, sociedade e política em perspectiva comparada” (em inglês),

– Berlin 1961-1989: Vidas na sobra do muro (em inglês)

– Políticas de igualdade de gênero na integração europeia  (em espanhol)

Foreign Language Teaching Assistant

A Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas para o programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), que dá bolsas de estudo para professores brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. As inscrições vão até o dia 17 de outubro e devem ser feitas pelo site da Fulbright Brasil.

Serão concedidas até 20 bolsas de estudo com duração de nove meses. Os selecionados irão dar aulas em universidades norte-americanas e receberão auxílio moradia e alimentação, seguro-saúde e passagens áreas. Além disso, terão a oportunidade de realizar cursos sobre cultura e história dos EUA.

Para se candidatar, é preciso ter concluído a licenciatura ou o bacharelado em língua portuguesa após 2011, e comprovar proficiência em inglês por meio de exames como TOEFL (nota mínima 79) ou IELTS (nota mínima 6).

Anúncios

3 comentários sobre “Conheça 7 oportunidades de Intercâmbio gratuito no Exterior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s