Por que a pecuária é tão prejudicial para o meio ambiente?

florestagrande-ok

Carro? Indústria urbana? Esgoto? Não, mesmo sendo um contribuinte, nada disso representa a principal causa da poluição que emitimos no mundo.

Mas então qual é?

Elementar, meu caro leitor, a principal causa é a Pecuária! Mas por quê? Calma, vou te explicar direitinho:

Obs: A única coisa que peço é que leia com atenção e até o final para que você entenda perfeitamente.

Por que seria a pecuária tão devastadora?

Bom, como a maioria das pessoas já deve saber, pecuária é a atividade de criar gado, e isso pode parecer bem inocente no começo, mas acredite, não é. Segundo dados estatísticos da ONU , estima-se que as emissões diretas da produção de carne correspondem a 18% do total mundial de emissões de gases do efeito estufa, lançando mais gases desse tipo na atmosfera do que o setor de transporte, que responde por apenas 13% da emissão de gases na Terra.

Rajendra Pachauri, que preside o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) disse em entrevista à BBC ” Eu quero destacar o fato de que entre as opções para reduzir as mudanças climáticas, mudar a dieta é algo que deveria ser considerado. ”

A embaixadora da CIWF, Joyce D’Silva, disse que pensar nas mudanças climáticas poderia motivar as pessoas a mudarem seus hábitos. “Pesquisas mostram que as pessoas estão ansiosas sobre suas pegadas de carbono e reduzindo as jornadas de carro, por exemplo; mas elas talvez não percebam que mudar o que está em seu prato pode ter um efeito ainda maior.

55811

 Então, parar de comer carne e laticínios seria a solução mais prática para a crise de poluição no planeta?

Bom, mesmo que 20 vegetarianos possam ser alimentados com a quantidade de terra necessária para alimentar uma única pessoa consumindo uma dieta à base de carne, infelizmente isso não acabaria com todos os problemas, mas causaria uma diminuição drástica em vários setores ambientais. Por exemplo, mais da metade da água potável do mundo é destinada à pecuária (produção de carne, leite, ovos, lã, couro, etc.). Enquanto isso, uma em cada cinco pessoas residentes em países em desenvolvimento —cerca de 1,1 bilhão de pessoas— não tem acesso a água potável.

Além disso, Mais de 80% do desmatamento da Amazônia brasileira deve-se à pecuária, ou seja, áreas desmatadas ocupadas por pastos para o gado. A área ocupada para plantio na Amazônia é de apenas 4% e  a produção animal consome até 10 vezes mais água do que o usado pela agricultura.

E, por último, você que ainda pensa que fatores como o esgoto podem ser mais poluentes do que a pecuária, saiba que a produção animal é a principal causa da poluição de rios e lagos. Os dejetos suínos, por exemplo, tem um potencial poluidor 250 vezes maior que o esgoto doméstico

 Mas por que as grandes organizações com foco na proteção ambiental geralmente não comentam sobre esse assunto?

Bom, para responder do modo mais prático possível e sem deixar margem para dúvidas, indico um documentário excelente (que pode ser assistido pela netflix) chamado cowspiracy (clique aqui para assistir ao documentário legendado), um dos melhores filmes que eu já assisti e que fala exatamente sobre esse assunto, além de explicar de forma bem interessante o verdadeiro mundo da pecuária e expor o quanto os animais são vítimas desse tipo de atividade. Detalhe: recomendo prestar atenção aos dados presentes no filme e no que o protagonista quis retratar, mas em relação ao dito contra o Greenpeace, recomendo que procure sobre a resposta deles para decidir por você mesmo se acredita ou não nisso!

Clique aqui para saber mais sobre os dados presentes no documentário. (Inglês)

Bom, espero que todos tenham  entendido e apreciado o conteúdo desse post, não se esqueçam de que ele é de caráter apenas informativo e que caso vocês queiram entender mais sobre isso, existem várias fontes excelentes de informação além do documentário cowspiracy, como o site da Onca que foi de grande ajuda na produção desse post 🙂

Imagens retiradas da internet

  

 

 

Anúncios

8 comentários sobre “Por que a pecuária é tão prejudicial para o meio ambiente?

    1. Sim.. Infelizmente a maioria das pessoas não se importam com isso mas em contrapartida existem outras que se dedicam à preservação do meio ambiente de forma total e estão sempre procurando novas formas de conscientizar a população 🙂

      Curtir

  1. É muito difícil ir contra uma tradição de alimentação animal. É bom lembrar que no início a alimentação carnívora de nossos ancestrais colaborou para o aumento do cérebro http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/carne-saude/consumo-de-carne-levou-ao-desenvolvimento-do-cerebro-humano-mostram-pesquisas/ e realmente é verdade.
    Entretanto, Fittipaldi, piloto reconhecido, é vegariano, https://vista-se.com.br/emerson-fittipaldi-posa-ao-lado-de-ativistas-e-chama-lanche-vegano-de-evolucao-dos-tempos/
    Um piloto pode perder mais de 3kg por corrida, portanto necessita de muita energia para pilotar nas corridas e Fittipaldi afirma se sentir muito em forma sem comer carne.
    Eu conheço pessoas que queriam muito deixar de comer carne por causas ambientais, mas simplesmente não conseguiram. Se sentiam fracos. Acho que as pessoas tem que conhecer seu corpo e sentir o que necessitam para estar bem.
    Creio que uma dieta balanceada com consumo de carne bovina, duas vezes no máximo por semana já colaboraria em parte com este problema. Um outro problema que vejo é o mal trato dos animais durante o abate e deveria ser mudado.
    Eu optei por deixar de comer carne vermelha há mais de 30 anos, há uns 3 anos não como mais frango, que possui um cultivo bastante agressivo. Mas ainda consumo leite e seus derivados, além de peixe e crustáceos.
    Enfim, somos omnívoros e acredito que devemos ter uma dieta diversificada e cada um que vá tentando descobrir um equilíbrio para seu organismo.
    Sou bióloga e defendo a natureza, pois sem ela não há vida, acho que até as pessoas irem se conscientizando do mal da pecuária, mudanças como cultivo integrado com pasto deve ser incentivado pelo governo federal. Floresta, pasto e agricultura familiar é possível e é economicamente viável, é só pesquisar.
    Bem já escrevi demasiado, fico demasiado e bom apetite a todos

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s