A dura realidade dos moradores de rua

image

As pessoas em situação de rua representam uma das principais consequências do intenso processo de exclusão social e abrangem indivíduos que não se enquadram no sistema econômico vigente, o capitalismo. Nesse sentido, são perceptíveis os aspectos que devem ser abordados a respeito desses indivíduos, tais como os direitos, as causas e as consequências dessa situação.

A cada ano, é crescente o número de pessoas que utilizam das ruas como moradia, seja pela pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados, desemprego, uso de drogas, alcoolismo, transtornos psicológicos etc..
O constante aumento do número de moradores de rua é um indício preocupante do fracasso das políticas públicas exercidas pelo governo, sendo que a maior ajuda aos moradores de rua provém dos trabalhos comunitários exercidos pela população local ou por instituições religiosas e ONG’s com o objetivo de amenizar as condições precárias dessa comunidade.
Os locais que mais possuem moradores em situação de rua são: Rio de Janeiro (4.585) Salvador (3.289) Curitiba (2.776) Brasília (1.734) Fortaleza (1.701) São José dos Campos (1.633) e Campinas (1.027)

image

Outro problema a ser salientado caracteriza-se pela discriminação e o preconceito por parte das classes mais ricas, que veem tais indivíduos com desprezo e ignorância.

Até quando essa desigualdade vai continuar? Provavelmente, a desigualdade social sempre irá existir, mas se todos se ajudarem de modo mútuo, talvez juntos possamos criar um mundo melhor para os nossos filhos e netos.

Fotos retiradas da internet

Anúncios

2 comentários sobre “A dura realidade dos moradores de rua

  1. É difícil e demorado combater os problemas sociais no Brasil. Temos como principal causa os desvios provindos de corrupção no País. E como seu texto bem reflete, a ausência de politica públicas adequadas por parte dos governantes em todos os níveis.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s