atualidades · dúvidas · Educação

Precisamos falar sobre o sistema de ensino do Brasil

Você já parou pra pensar no tanto de pressão que você recebe diariamente só por fazer parte de uma sociedade capitalista onde só os “melhores” conseguem se dar bem na vida?

Eu já estou cansada de ver o quanto o sistema de ensino do Brasil é falho, principalmente em relação ao sistema de provas, que são elaboradas somente com o objetivo de medir a capacidade de raciocínio lógico do aluno, deixando de lado vários aspectos imprescindíveis na formação completa de um cidadão e na maioria das vezes cobrando muito mais do que o ensinado em sala de aula, fazendo com que o aluno tenha que aprender por conta própria toda a matéria que deveria ter sido aprendida na escola e não foi, o que muitas vezes acaba por incitar pensamentos negativos sobre determinada matéria simplesmente pela falta de didática do professor.

Elementary Students in Library

Atualmente, as grandes escolas e instituições, que dizem “preparar” o aluno para o mercado de trabalho exercem uma pressão imensurável no estudante, sendo que uma significativa parte dessas instituições se utiliza do estresse para fazer com que o aluno se sinta pressionado a estudar e se dar bem nas provas a qualquer custo, colocando em risco a sua integridade tanto física quanto psicológica;

A partir do momento que o estudante convive diariamente com a pressão exercida pela escola, o estresse adquirido passa a ser um sentimento comum, sendo transmitido da escola para a faculdade, e da faculdade para o emprego, do emprego para os relacionamentos amorosos, familiares, profissionais e por aí vai…. Mas agora que é feito o principal questionamento: Quanta experiência em tantas outras áreas de estudo foi desperdiçada só nesses últimos anos? Eu diria que esse número é simplesmente incontável… Quantos jovens visionários desistiram de seus sonhos e metas para seguirem o modo de vida idealizado pela sociedade e serem “bem-sucedidos” financeiramente?

image

Todos os anos eu me vejo na mesma situação, o professor chega na sala e pergunta para cada um dos estudantes o que eles gostariam de ser, e a maioria esmagadora deles responde com firmeza “Medicina”, “Direito” ou ” Engenharia”, sendo que os outros ainda não decidiram a futura profissão.. Mas eu me pergunto: Será que esses alunos realmente desejam essas profissões ou essas “metas de carreira” são somente frutos do pensamento hodierno da sociedade? Eu vejo tantas pessoas que possuem talentos inimagináveis para artes, teatro, dança, política (no bom sentido, de liderança), escrita (poesia, ficções…), matemática, computação, filosofia, sociologia e tantas outras, mas que simplesmente ignoram esses talentos natos para forçar um aprendizado “superficial” em outras áreas mais valorizadas na sociedade atual.

Vamos refletir um pouco sobre isso.. Existem áreas que deveriam ser tão valorizadas quanto os cargos de jogador de futebol, aclamados pelo público e idolatrados pela torcida, mas que são vistas com desprezo e ignorância pelas pessoas, a exemplo da profissão de professor, formadora de todas as outras profissões, ou então do policial e do bombeiro, profissões necessárias para a segurança da população.

Por fim, essas graves falhas no sistema educacional brasileiro são como raízes que sobrevivem da corrupção política e moral existente no país, e, quanto maior for a corrupção, mais profundas as raízes ficam… Não vamos deixar essas raízes ficarem tão profundas ao ponto de não conseguirmos retirá-las depois! A conscientização moral e política de todas as famílias do Brasil é de extrema importância na luta por melhores condições no ensino!

Observação: O objetivo do post não é de maneira alguma desmerecer os alunos que querem seguir profissões em “alta” no mercado mas sim enfatizar a pressão desnecessária que a sociedade faz em cima dos estudantes, além da idealização crescente de certas carreiras em troca do desmerecimento de outras 🙂

Fotos retiradas da internet

8 comentários em “Precisamos falar sobre o sistema de ensino do Brasil

  1. Perfeito!
    Tem tanta coisa a ser discutida sobre o nosso sistema, mas tudo se resume em:

    O nosso sistema não valoriza o aprendizado do aluno, e sim sua capacidade de memorização. Eles preparam para passar na prova, e não sabedoria para a vida… Por isso que há tanta cola entre os alunos. O importante é a nota, né? 😦
    Pior ainda: As profissões valorizadas são somente aquelas que sustentam o capitalismo.

    Um beijo e parabéns pelo post! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente… Fico triste em ver o quanto de talento que é desperdiçado por causa da estrutura do nosso sistema educacional, precisamos nos unir para que possamos mudar isso juntos! Seu comentário não poderia ter sido melhor 🙂

      Curtir

  2. Infelizmente essa é a mais pura realidade vivida pelos brasileiros… E o pior é que a maioria nem liga pra isso, não se importa e nem pensa em tentar mudar esse sistema tão deturpado…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Realmente é triste ver que as pessoas já estão conformadas com essa situação precária em que o nosso sistema de ensino se encontra.. Tudo o que nós podemos fazer é tentar conscientizar as pessoas de que isso não está certo e que devemos lutar por nossos direitos!

      Curtir

Deixe um comentário