Apresentação · atualidades · dúvidas · low/no poo

Entenda o que é Low/No poo

Literalmente, Low poo significa “Pouco shampoo” e No poo significa “sem shampoo”. Mas o que isso quer dizer? Calma, não são pessoas que simplesmentente pararam de lavar os cabelos.

A prática de Low Poo, defende a utilização de shampoos com agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substâncias como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo, são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.
A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (parafina líquida -óleo mineral-, vaselina). O uso constante de petrolatos deixa o cabelo pesado e mascara a saúde dos fios.É como usar uma chapinha em um cabelo ressecado: ele tem brilho e parece saudável, mas por dentro, carece de substâncias essenciais a sua saúde. Além disso, os petrolatos, criam uma barreira para a absorção de muitas substâncias presentes nos cosméticos.

No No poo,  é abolido o uso de shampoos, mesmo os de caráter mais leves. Sendo assim, além dos petrolatos, não utiliza qualquer produto (máscaras, leave-in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois estes só são retirados do cabelo com shampoo.  A lavagem, chamada co-wash é feita com condicionadores que não contenham  silicones.

Sendo assim, a diferença do NO para o LOW poo é que neste último, o shampoo é utilizado com substâncias de limpeza leves e portanto, máscaras, cremes de pentear e demais produtos podem conter silicones que são retirados dos fios com o shampoo. Já o No Poo, por não se fazer a utilização de shampoos, os produtos com silicones insolúveis não são utilizados.

  Bom, mas para que serve tudo isso? No site do ecycle eles explicam direitinho que alguns  dos componentes presentes na maioria dos shampoos e condicionadores são prejudiciais à saúde do cabelo e alguns são até tidos como potencialmente cancerígenos.

  Mas como os praticantes do No poo limpam os cabelos? Um dos principais agentes limpantes do método No Poo é chamado Coco-amidopropil Betaína (presente em alguns xampus, mas pode ser comprado separadamente como “Anfótero Betaínico“), além do limão. Como não se utilizam silicones que impregnam no fio, apenas os que saem com água, não há acúmulo ou sujeira excessiva. Então, ao invés de shampoo, nas lavagens se utiliza um condicionador de composição leve com uma pequena proporção de shampoo ou do anfótero (um surfactante) citado acima, para limpar e fazer espuma. O nome desse processo é co-wash, do inglês conditioner washing ou “lavagem condicionante”, que limpa e hidrata ao mesmo tempo. Existe ainda a opção de não utilizar o anfótero: o próprio condicionador pode possuir agentes limpantes como menta, hortelã ou canela. Esses ingredientes podem ser acrescentados manualmente ao frasco do produto.

 

xampu_vinagrejpg
Antes e depois de 18 meses de Low poo

A prática geralmente era mais utilizada por quem tinha cabelos cacheados, mas ultimamente todos os tipos de cabelos podem aderir, tem até um grupo no facebook (recomendo que quem for iniciar o Low/No poo entre em grupos como esse para ajudar na iniciação) especializado em cabelos lisos e ondulados.

   Como você descobriu o Low/No poo? Então, para ser sincera, foi há pouco tempo, ainda não aderi à nenhum dos dois mas fiquei fascinada com os resultados, é cada um mais lindo do que o outro! Meu cabelo natural é um cacheado do tipo 2c/3a mas ultimamente por uma química que fiz, na maioria daz vezes ele fica 2b e eu estava procurando maneiras de reverter essa situação de modo que os cachos ficassem mais definidos e hidratados, e aí acabei achando as técnicas Low/No poo e comecei a pesquisar sem parar, até que resolvi escrever sobre esse assunto com vocês 🙂

Observação: Como nem tudo são flores, no processo de transição para o Low ou No poo o cabelo pode ficar um pouco ressecado ou oleoso, sendo que geralmente demora cerca de duas semanas para o cabelo acostumar, mas o problema não é da técnica, e sim dos shampoos e condicionadores anteriores que esconderam o estado real do cabelo, fazendo-o parecer mais hidratado do que era realmente.

 

moca-bela-cabelo-antes-e-depois-no-low-poo
Antes e depois do Low poo

  Espero que tenham gostado, eu estou super ansiosa para aderir ao Low poo ( para ter uma transição mais gradual) e depois passar para o No poo, que é super natureba e eu adoro coisas naturais ❤ lembrando que todas as fotos e informações foram fruto de pesquisas na internet e nos grupos do facebook ( que são bem úteis). Além disso, o conteúdo do post visa dar apenas uma introdução ao Low/No poo, por isso certifique-se de pesquisar direitinho sobre os produtos liberado e qual o processo parar aderir 🙂 Até o próximo post!!

Fotos retiradas da internet

Anúncios

3 comentários em “Entenda o que é Low/No poo

  1. Oi linda, tudo bom ?
    Eu vi que seus cachos não são mais os mesmos por causa da química mas eu aprendi uma coisa pros poder voltar, só não sei medidas exatas. COlocar em um borrifador vinagre de maçça natural e borrifar no cabelo depois de passar o shampoo (minha cabelereira faz em toda lavagem) e colocar vinagre de maçã e agua no borrifador e espirrar no cabelo, isso ajuda os cachos a voltarem.
    Espero ter ajudado…beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que dica interessante, Gabriella! Eu vou pesquisar melhor sobre o assunto e tentar utilizar esse método hahaha, acho que até já ouvi alguém falando sobre isso, mas nunca testei realmente. Muitíssimo obrigada pela dica, abraços! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s