10 livros que você não pode deixar de ler

Oi gente, Tudo bem? Dessa vez eu vim falar sobre um assunto que eu nunca abordei mas estava morrendo de vontade de fazê-lo, os 10 livros que eu li e adorei  em 2015! Bem, vamos aos livros:

Orgulho e preconceito

8577992659_rt

Descrição: Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, ‘Orgulho e Preconceito’, antes dos 21 anos de idade. Assim como em outras obras de Austen, o livro é escrito de forma satírica. ‘Orgulho e Preconceito’, pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto. A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em ‘Orgulho e Preconceito’; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso.

Minha opinião: O livro é simplesmente maravilhoso, vale muito a pena ler, dizem que o filme é um pouco monótono (nunca vi) mas o livro é muito bom, meus personagens favoritos são a Lizzy e outro aí que não vou falar porque pode parecer spoiler haha, mas eu adorei, recomendo muito, quem gosta de ler livros detalhados e bem descritivos como eu  vai adorar!

O mundo de Sofia

o-mundo-de-sofia1

Descrição: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Minha opinião: Eu achei simplesmente fantástico. É uma maneira genial de introduzir os princípios da filosofia para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto. A leitura não é nem um pouco entediante e te leva a refletir sobre vários assuntos que talvez você nunca tivesse parado para pensar. Por mim é uma leitura fundamental e que qualquer pessoa de qualquer idade poderia ler sem problemas.

1984

1984_1305773984b

Descrição: Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que ‘só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade – só o poder pelo poder, poder puro.’

Minha opinião: É um livro bem reflexivo, assim como A revolução dos bichos, que é desse mesmo autor.  Eu simplesmente adoro livros que fazem a pessoa pensar, raciocinar, refletir etc. E por mais raros que sejam, 1984 é um deles, recomendo muito para quem gosta desse tipo de livro, tenho certeza que vou relê-lo várias vezes.

A revolução dos bichos

a-revolucao-dos-bichos-george-orwell-desejoliterario

Descrição:  Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Minha opinião: Eu recomendo para todo mundo que quer entender um pouco mais sobre o que acontecia na Guerra Fria e na União Soviética, você ganha muito conhecimento sem ficar entediado, não é um daqueles livros “chatos” que te passam tanta informação que você não consegue digerir, mas sim aqueles livros que na base da comparação te explicam direitinho sobre algum assunto sem que você perceba.

Sejamos todos feministas

chimamanda

Descrição: O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo.”A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente.”Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e — em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são “anti-africanas”, que odeiam homens e maquiagem — começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”.Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Minha opinião: É um livro bem curtinho, mas que explica perfeitamente os conceitos do feminismo e o porquê da necessidade dele. Recomendo muitíssimo, simplesmente adorei!   Detalhe¹: É um livro gratuito ❤   Detalhe²: Para as pessoas que falam que feministas são aquelas pessoas que querem que as mulheres ultrapassem os homens e tal, simplesmente procure se informar sobre o que é o verdadeiro feminismo.

Viagens de Gulliver

41o5ljzbfel-_aa324_pikin4bottomright-5422_aa300_sh20_ou32_

Descrição: Quem lê pela primeira vez a versão original de Viagens de Gulliver, tendo como pano de fundo uma vaga lembrança de adaptações infantis, espanta-se ao constatar que tem nas mãos um dos textos mais amargos do cânone ocidental.
Para as crianças, é uma história de aventuras, cheia das criaturas fantásticas e do humor escatológico de que tanto gostam; e é um dos marcos iniciais da ficção científica. Entretanto, o que mais fascina o leitor maduro nessa obra publicada pela primeira vez em 1726 é o olhar implacável que seu autor volta sobre o homem, suas instituições, seu apego irracional ao poder e ao ouro, e sua insistência em prolongar a vida mesmo quando esta só proporciona sofrimento.
Minha opinião: É um livro sensacional! Recomendo demais! O autor foi simplesmente genial, não quero dar spoilers mas o leitor “maduro” com toda a certeza vai perceber as indiretas que o autor coloca no livro, e no final definitivamente vai olhar com outros olhos para o mundo, é incrível!    Detalhe: É gratuito no Kindle, então deve ter alguma versão digital gratuita por aí.

Contos do esconderijo: Relatos de uma jovem mártir do Holocausto

91hbc4zjnol

Descrição: Anne Frank (1929-1945) nasceu na Alemanha. Aos quatro anos, foi obrigada a sair do país com sua família após a chegada de Adolf Hitler ao poder. Em 1942, o pai de Anne, Otto Frank, sua mulher e filhas unem-se a mais quatro pessoas e decidem se esconder dos invasores alemães. Por dois anos tiveram que viver limitados ao anexo do sótão do escritório de Otto Frank. No esconderijo, o diário era o único instrumento de liberdade de Anne; nele, relatou a vida no Anexo Secreto, as transformações e as angústias de cada um dos que ali residiam.

Organizada em 1982 e publicada de acordo com as instruções da Anne Frank Fonds, esta coletânea inclui textos originalmente excluídos de O diário de Anne Frank, e revela um pouco mais da jovem Anne. São relatos sobre o primeiro dia de aula, o primeiro beijo, o amor do pai, os sonhos de menina e o medo de ser denunciada e descoberta.

Minha opinião: No começo estava achando o livro meio bobinho, mas depois eu não conseguia mais parar de ler, tem umas histórias tão lindas que te fazem ter uma visão muito mais positiva do mundo, é um livro que te faz sentir mais feliz e alegre, eu vou relê-lo sempre que estiver triste e já recomendei para várias pessoas, simplesmente encantada ❤

A pianista

91myrqm-fgl-_sl1500_

Descrição: Eu não achei um “resumo” do livro que não conte toda a história e eu não gosto de dar spoiler então preferi não colocar nada aqui, mas esse que eu li é o do Machado de Assis, se alguém já tiver lido e souber de algum resumo pode colocar nos comentários que eu edito essa parte 🙂

Minha opinião: É bem curtinho, mas é muito bom, só pelo simples fato de ter sido escrito por Machado de Assis já dá uma idéia né? E o melhor: não é nenhum pouco monótono e tem uma história apaixonante! Super recomendo!  Detalhe: É gratuito no Kindle, então deve ter alguma versão digital gratuita por aí.

O apelo do Dalai Lama ao Mundo: A ética é mais importante que a religião

41ttggygfil-_sx276_bo1204203200_

Descrição: Em seu apelo ao Mundo, o Dalai Lama desenvolve uma nova ética secular como base para um século de paz. Não serão as religiões a dar uma resposta, mas sim a superação e aceitação de uma ética diferente por parte do ser humano. Um texto provocador, e ao mesmo tempor encorajador, de um dos homens mais modestos e importantes do nosso tempo.

Minha opinião: Quando li o título fiquem com um pé atrás em relação ao livro e o que ele tinha para oferecer, mas como era gratuito no Kindle resolvi ler e adorei! O livro é bem curtinho e é uma transcrição de uma entrevista, sendo portanto orientado com perguntas e respostas, o que torna a leitura bem leve e interessante. Recomendo muito! Detalhe: É gratuito no Kindle então deve ter alguma versão digital gratuita por aí.

Mentes eficientes

mentes-eficientes

Descrição: Talvez você já tenha reparado que existem pessoas com a capacidade de produzir muito mais do que as outras, pessoas que agem de forma muito mais eficiente no trabalho e ainda encontram equilíbrio para aproveitarem suas vidas pessoais. O que torna essas pessoas tão eficientes? Aprenda a reprogramar os seus padrões mentais e a mudar os seus hábitos para aumentar sua produtividade e eficiência pessoal. Você vai compreender como reduzir o estresse e a pressão que a falta de organização e gerenciamento produz em sua vida. Aprenda a se organizar melhor, aumentar seu foco e a criar novos hábitos produtivos.

Minha opinião: Eu achei maravilhoso, pois era justamente o que estava procurando e ainda por cima foi totalmente gratuito! Eu sempre fui um pouco desorganizada e isso sempre me atrapalhou um pouco nos estudos, pois por mais que eu fosse uma ótima estudante eu me sentia incomodada com a minha falta de organização e até os professores percebiam, o que me deixava ainda mais angustiada. Ano que vem eu vou para um novo colégio e estava procurando formar de ser mais eficaz e organizada, e esse livro foi a minha salvação, algumas coisas se encaixam mais para quem já trabalha mas a maioria pode ser aplicada nos dois, super recomendo para quem também está precisando de organização ou produtividade! Detalhe: É gratuito no Kindle então deve ter alguma versão digital gratuita por aí.

Bom gente, espero que tenham gostado, e em relação as imagens das capas dos livros, o que eu falei não é de uma edição específica, mas do livro no geral, as figuras foram só para dar um gostinho 🙂 Por favor, caso não tenha gostado de algum livro e queira expressar sua opinião, pode fazê-lo contanto que não seja de forma brusca!

Imagens retiradas da internet

Anúncios

7 comentários sobre “10 livros que você não pode deixar de ler

    1. Realmente, 1984 é um pouco mais exaustivo, em relação à isso preferi A revolução dos bichos, mas mesmo assim os dois livros são maravilhosos na minha opinião haha

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s