Entenda o Zika vírus

image

Os casos de microcefalia começaram a expandir para vários lugares do Brasil, entenda como o Zika vírus e transmitido e o que fazer para não ser infectado.

O que é ? O Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV

Como é transmitido ? O vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre amarela.

  Quais os sintomas ? Febre, coceira, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. (Para maiores esclarecimentos, consulte o seu médico).

O que fazer para evitar a proliferação desse mosquito ? O Aedes aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água, portanto, a solução mais adequada seria  não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.

Mas por que esse vírus está ganhando tanta atenção da mídia ? O vírus pode passar de mãe para filho durante a gravidez provocando um grave doença chamada microcefalia, mas também existe a suspeita de que o Zika possa ser transmitido através do leite materno, fazendo com que o bebê desenvolva os sintomas de Zika e também através do contato íntimo sem camisinha, mas estas hipóteses não estão confirmadas e parecem ser muito raras.

Sou gestante, e agora ? Sobre os casos de microcefalia, o Ministério da Saúde orienta às gestantes:

1 Devem ter a sua gestação acompanhada em consultas pré-natal, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;

2 – Não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas;

3 – Não utilizar medicamentos sem a orientação médica;

4 – Evitar contato com pessoas com febre, exantemas ou infecções;

5 – Adoção de medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças, com a eliminação de criadouros (retirar recipentes que tenham água parada e cobrir adequadamente locais de armazenamento de água);

6 – Proteger-se de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas,  usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes indicados para gestantes;

Espero que o post tenha ajudado no esclarecimento de algumas dúvidas, qualquer coisa não exite em perguntar! Se você quiser ir mais fundo no assunto, vários sites estão produzindo conteúdo sobre o Zika vírus com o objetivo de orientar da forma mais correta posível os cidadãos.

× Foto retirada da internet

Anúncios

2 comentários sobre “Entenda o Zika vírus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s